Para aqueles que estão sozinhos sem se relacionar com alguém: "Não tenha medo de estar só. Tenha medo de estar vazio."

terça-feira, 19 de junho de 2012

A Biblia da Mulher

Elizabeth Candy Stanton
   Em 1895, Elizabeth Candy Stanton publicou uma Bíblia para mulheres, com a intenção de libertar-se daquilo que alegava ser a “opressão” das Escrituras. Fez comentários de textos de particular interesse das mulheres e retirou versículos que considerava corrompidos por uma tendência machista. Foi motivada por questões de sua experiência pessoal e estava ávida por uma posição acima das Escrituras. Esse posicionamento contribuiu para a construção ideológica de uma teologia feminista, que faz da consciência individual e da experiência pessoal a base final para a interpretação das Escrituras. Um século mais tarde, a equipe editorial da Biblia da Mulher (The Woman's Study Bible) escolheu colocar-se sob a autoridade das Escrituras. Foi usada uma abordagem objetiva. Buscaram entender a mensagem da Bíblia, enquanto comprometiam-se a vivenciar seus princípios de fé e prática. Curvaram-se diante da absoluta veracidade e singularidade da Palavra de Deus. Não precisaram torcer, reescrever as Escrituras, redefinir suas palavras nem escolher o que iriam aceitar como autoridade ou o que exaltaria a razão humana. Ao contrário, comprometeram-se a pesquisar profundamente as Escrituras, a fim de encontrar uma palavra de Deus sobre a mulher e sobre como deve viver.


   Mais de 80 mulheres de diferentes denominações, formações éticas e de diversas ocupações compuseram a equipe editorial. Mulheres trabalharam em cada passo da produção – design e layout, digitação, revisão, marketing e vendas. Solteiras, viúvas, mães e avós – todas combinaram sua formação e talentos para empregar tempo, energia e criatividade na produção de uma ferramenta de estudos duradoura e de glorificação a Cristo. Foi destinada a suprir as necessidades da mulher, quaisquer sejam suas condições de vida – mergulhadas em problemas familiares, frustrada por causa de injustiça em sua carreira, sobrecarregada por dificuldades da vida diária, pressionada pela exigência de fazer decisões vitais ou simplesmente motivada a buscar uma palavra de Deus.
   Antes de começar qualquer pesquisa ou de fazer anotações, estes princípios foram adotados em atitude de oração:
  • Uma exegese diferenciada, que extrai do texto seu significado sem uma leitura que força opiniões pessoais sobre ele.
  • Conhecimento intuitivo, que combina o discernimento da intuição com a disciplina do estudo, trazendo uma nova dimensão à interpretação evangélica.
  • Sensibilidade educacional, que traz novos e estimulantes meios de encorajar e de inspirar.
  • Amizade conselheira, que envolve laços espirituais e que busca espaços comuns em vez de extremos opostos nos questionamentos sobre a interpretação das Escrituras.
  • Serviço criativo, que une mente e coração para apresentar inspiração e direcionamento renovadores e relevantes.


A Bíblia da Mulher
   Os principais pontos da Biblia da Mulher (publicada no Brasil pela SBB na versão Almeida Revista e Atualizada) estão habilmente entrelaçados e são de fácil acesso por meio de um extensivo sistema de referências. Os artigos trazem pensamentos desafiadores, meditações devocionais e desenvolvimento prático da fé.
   A introdução que acompanha cada livro da Bíblia contém informações sobre o autor, a data, o propósito, os destinatários, as características literárias e os temas. O esboço direciona a leitora a um estudo sistemático do livro. As notas colocadas nos rodapés são úteis ao acrescentar informações necessárias para explicar textos de compreensão mais difícil, expressões idiomáticas ou palavras obscuras, além de identificar lugares e pessoas.
   Os tópicos sobre assuntos do interesse das mulheres de todas as idades e estágios de vida foram preparadas com base em princípios encontrados nas Escrituras, capacitando e motivando a leitora a fazer aplicações práticas das verdades de Deus aos seus problemas.
   Mais de cem retratos dão vida a mulheres da Bíblia, oferecendo informações do modo de vida nos dias do mundo antigo. Apresentam os problemas e as soluções que obtiveram, mostrando coisas boas e ruins que lhes aconteceram. Compartilham os resultados de se agir de acordo com o que Deus quer, em contraste com as ações realizadas à nossa maneira (Is 53.6). Por meio da fidelidade de muitas dessas mulheres da Bíblia em cumprir o plano de Deus, as mulheres são desafiadas a obedecer à sua Palavra e a contribuir significativamente com o Reino. Muitas delas certamente se tornarão exemplo, inspiração, mestras e amigas da leitora.
   Os doze artigos com pontos de vista foram escritos por renomadas autoras e lançam luz sobre a importância da Bíblia e do estudo eficaz da Palavra de Deus.
   Os quadros e mapas foram preparados com especial enfoque neste livro. As viagens de Rute, de Maria e os acontecimentos do ministério de Cristo estão entre os assuntos gerais dos mapas e goram cuidadosamente idealizados para refletir a presença da mulher. Os gráficos apresentam árvores genealógicas e outros assuntos, dando destaque especial às mulheres.
    Citações inspiradoras de mulheres de muitas gerações também são encontradas ao longo do livro, além de um espaço especialmente reservado para que a leitora faça suas próprias anotações e pensamentos inspiradores sejam registrados, ao aplicar o texto à sua vida. A parte mais importante do estudo da Palavra de Deus é sempre a leitura pessoal do texto das Escrituras e a disposição em permitir que essas palavras falem de modo partícula a cada mulher, trazendo transformação de vida.
   
The Woman's Study Bible
   Todos esses elementos são colocados em um guia que mostra como usar os recursos desta Bíblia – todos os tópicos, retratos, quadros, mapas e muitos dos assuntos cobertos nas notas. Com extensivas referências cruzadas, os tópicos e os retratos estão colocados por livro e capítulo em pontos de referência; gráficos e mapas podem ser localizados facilmente pela ordem alfabética. Uma breve concordância com palavras importantes da Bíblia também foi incluída.
   
   A leitura deste livro se mostrará recompensadora para as mulheres que se dedicam seriamente ao estudo bíblico, ao mesmo tempo que oferece uma introdução ao estudo da Palavra de Deus às que desejam conhecer as Escrituras com reverência e de coração aberto. A inesgotável Palavra de Deus vai aproximá-la do Pai e de seu amor, desvendar e dar-lhe compreensão de sua vontade. Vai revelar sua lei e princípios de vida, oferecer desafios para sua mente, valores morais para sua vontade e renovação espiritual para seu coração. Cada mulher que abrir a Palavra de Deus pode receber a história da redenção como sua história particular de libertação. Deixe A Biblia da Mulher ser um agente de mudanças em sua vida, ajudando-a a desvendar a Palavra de Deus, a compartilhar suas promessas e a trazer desafios de Deus para você.

Dorothy Kelley Oatterson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO:
1. Deixe sua opinião sincera, mas não use palavras torpes ou ofensivas.
2. Sua opinião pode ser valiosa e enriquecer o conteúdo dessa matéria.
3. Comentários são de responsabilidade PESSOAS de seu autor e estará sujeito às leis vigentes no país, podendo acarretar responsabilização judicial e subsequentes penalidades e sanções civis e criminais.